Cristina Sikora e o bordado-presente-surpresa, a foto de sua mãe:
"ela é o meu tesouro e a mais 'linda paisagem' que eu poderia ter bordado"
Em maio de 1996 enviamos o gráfico desta foto de Zilma Sikora para sua filha, Cristina, nossa artista do mês na seção "Meu Bordado, Meu Sonho". Cristina concluiu seu bordado-surpresa em relativamente pouco tempo, apesar de, na época, ter uma atividade que lhe tomava muito tempo. Além disso, o fato de ser uma surpresa limitava-a em termos do tempo em casa para bordar, uma vez que sua mãe não poderia descobrir!
Viemos acompanhando este trabalho desde o início de sua conclusão. Neste meio tempo, ele foi exposto em lojas de bordado de Passo Fundo e fez o maior sucesso. Conforme nos revelou Cristina, ninguém acreditava que fosse um bordado. E hoje finalmente, exatamente doze anos depois, o bordado entra definitivamente na galeria de bordados do Atelier, por coincidência do mês das Mães.
Mais detalhes sobre esta obra de arte espetacular, você poderá acompanhar pela emocionante carta que Cristina nos enviou:
Eu, desde muito pequenina acompanhei o gosto de minha mãezinha por decoração; em nossa casa ela estava sempre arrumando, enfeitando. Fui crescendo e passei a ajudar mamãe nestas jornadas (tarefas).
Um dia comecei a bordar. Sou autodidata e peguei muito gosto pelo ponto cruz, tanto que passei a comprar as revistas para cada vez mais melhorar e encontrei uma reportagem onde dizia que eu poderia fazer fotografias então meu primeiro pensamento foi minha mãezinha.
Neste meio tempo minha mãe estava à procura de um quadro de paisagem, aí eu lhe disse: minha mãe, não compre que eu lhe farei uma linda paisagem; então comecei a bordar a fotografia de minha mãezinha. Eu bordei o tempo todo escondido e sempre disse que seria a mais linda paisagem que eu já tinha visto, mas ela só poderia ver quando estivesse pronta.
Terminei bem a tempo de dar de presente de aniversário. Fiz um pacote de presente bem bonito, com uma linda orquídea natural enfeitando o pacote. Minha mãezinha abriu bem devagarinho me deixando ansiosa, pois estava curiosa para ver sua reação.
Mamãe ficou muito emocionada, não sabia se ria ou chorava. Foi tudo muito bonito e eu fiquei muito feliz e realizada de poder ter dado um momento de felicidade, pois a fotografia que escolhi era justamente a predileta dela, com dezoito anos e pude eternizar a juventude e beleza de minha mãezinha em ponto cruz, pois ela é o meu tesouro e a mais "linda paisagem" que eu poderia ter bordado e isso me deixa muito feliz.
Querida Cristina,
Ficamos muito felizes por seu trabalho estar aparecendo na nossa galeria. Você foi uma das primeiras amigas que fizemos, desde que iniciamos essa atividade que tanto nos tem gratificado ao longo desses quase quinze anos de Atelier e é muito bom saber que a sua felicidade e o amor por sua mãe continuam eternizados tal como o quadro bordado de sua mãe aos dezoito anos.
Parabéns a você e a sua mãe, por seu dia. |