“E, como a geometria é a base de todas as pinturas, eu decidi ensinar seus rudimentos e princípios aos mais novos, ansiosos pela arte.”
ALBRECHT DÜRER
21/05/1471 (Nüremberg, Alemanha) -
06/04/1528 (idem)
Conta-se que, no século XV, em uma pequena aldeia perto de Nüremberg, na Alemanha, vivia a família Dürer com vários filhos. Para pôr pão na mesa para todos, o pai trabalhava cerca de 18 horas diárias nas minas de carvão, e em qualquer outra coisa que se apresentasse. Dois de seus filhos tinham um sonho: queriam dedicar-se à pintura, mas sabiam que seu pai jamais poderia enviar os dois para estudar na Academia.
Depois de muitas noites de conversas e troca de idéias, os dois irmãos chegaram a um acordo: lançariam uma moeda para tirar a sorte, e o perdedor trabalharia nas minas para pagar os estudos ao que ganhasse. Ao terminar seus estudos, o ganhador pagaria então, com a venda de suas obras, os estudos ao que ficara em casa e assim, os dois irmãos poderiam ser artistas.
Lançaram a moeda num domingo ao sair da igreja. Um deles, chamado Albrecht, ganhou, e foi estudar pintura em Nüremberg. Então o outro irmão, Albert, começou o perigoso trabalho nas minas, onde permaneceu pelos próximos quatro anos para pagar os estudos de seu irmão, que desde o primeiro momento tornou-se, logo, um sucesso na Academia. |